Quer mais leituras?
VoltarSan Marcelo lança o curta na Casa de Cultura de Bragança
Emoção, drama, romance e danças como o brega e o retumbão, além da religiosidade de São Benedito estão presentes em “Madá”, com roteiro e direção de San Marcelo. A estreia é dia 16 de dezembro, com sessão especial às 20h, na Casa da Cultura de Bragança. O filme foi realizado com prêmio do edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc, Secult-Pa.
Destinado ao público adulto, o filme trata de forma leve alguns temas complexos, com o intuito de fazer um cinema de entretenimento, não deixando de lado a função de comunicar, denunciar, mas trazendo temas que se entrelaçam com texturas da vida e cultura da cidade de Bragança. Madá, interpretada pela jovem atriz Luana Oliveira, é dançarina de brega, mas quando descobre que sua banda vai viajar para uma turnê de shows, ela precisa fazer uma opção, entre cuidar da família ou ir em busca de realizar seu sonho profissional.
As questões emocionais ganham força com a atuação da atriz Astrea Lucena, que dá vida à personagem Rosa do Rosário, livremente inspirada na história de vida da maruja Rosa, que faz parte do quadro da Marujada, em Bragança. No filme, ela é mãe de Madá.
É num teste de dança, que Madá encontra a possibilidade de um novo começo, além de conhecer o amor, um sentimento do qual ela sempre teve receios. No filme, o par romântico foi interpretado por Felipe Cortez, que também assina a assistência de direção.
“Paralelo à trama principal, se estabelece uma relação com a cultura bragantina, com os problemas locais, e desta forma o roteiro joga com essas temáticas sociais e o idealismo de um sonho”, explica San, diretor e roteirista que iniciou sua carreira no audiovisual como operador de câmera, passando a diretor de fotografia, roteirista e montador.
San Marcelo é um apaixonado por cinema, ele vem desenvolvendo séries, curtas documentais que podem ser acessados pelo canal de Youtube da sua produtora Sapucaia Filmes. Em 2019, lançou o seu primeiro curta de ficção, “Assustado”, rodado inteiramente em Bragança, realizado com o Prêmio de Produção e Difusão Artística do Programa de Incentivo à Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará.
A produção do filme foi realizada durante a pandemia e o processo foi interrompido e adiado por três vezes antes de iniciar as filmagens. Para poder trabalhar com mais tranquilidade, toda a equipe de técnicos, elenco e figurantes fizeram exames no início das gravações.
San Marcelo é também diretor de “Assustado”, um curta que retoma velhos hábitos da juventude de uma Bragança de outrora; é um dos diretores de “A Pandemia e os Conflitos no Território de Jambuaçu”, assina direção em “A Cidade e o Trem”, lançado recentemente, e do documentário “Inclusão Social e Produtiva dos catadores de materiais através da gestão de resíduos domésticos. San Marcelo também é diretor da série “Saber de Bragança”, de onde sai o curta “Benzedeira”, que se destacou da série construindo carreira própria chegando a ficar entre os semifinalistas do Prêmio ABC – Associação Brasileira de Cinematografia em 2021.
O curta “Madá” é uma realização da Sapucaia Filmes, por meio do edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, Secretaria Municipal de Cultura e Desportos, Universidade do Estado do Pará – Liceu da Música de Bragança – Campus XXI, Instituto Federal do Pará – Campus Bragança e Instituto Nova Amazônia – INÃ, Hospital de Clínicas de Bragança, Renata Tecidos, Ótica Sousa e Estúdio de Dança Step By Step.
Ficha técnica
Roteiro/Direção
San Marcelo
1º Assistente de Direção – Felipe Cortez
2º Assistente de Direção – Paulo Cesar Jr.
3º Assistente de Direção – Pedro Olaia
Direção de Fotografia
San Marcelo
Op. de Câmera – Rodrigo Lima
1º Assistente de Câmera/Gaffer – Claudio Castro
2º Assistente de Câmara – Romão Gomes
Direção de Arte
Jef Cecim
Assistente de arte – Anderson Miranda
Figurino – Patrícia Reis
Maquiagem – Bruna Fernanda
Som Direto – Michael Barra
Sonorização – Ladeilson Tavares
Locução – Beto Amorim
Preparador de elenco – Paulo César Jr.
Coreógrafo – Julius Silva
Produção Executiva
Cecilia Nascimento
Coordenação de Produção – Raquel Leite
Assistente de Produção – Adson Pereira e Patrícia Reis
Produtor de Objeto – André Romão
Platô – Pedro Olaia
Canção Original – Judite Nascimento
Arranjador – Fausto Duantos
Música “Marujinha”” de Almirzinho Gabriel
Editor – Felipe Negídio
Fotografia Still – Pedrosa Neto e William Mello Alves
Poster e title designer – Mhorgana Santos
Assessoria de Imprensa – Luciana Medeiros
Coordenador de Transporte – Lindemberg Silva
Motorista – Valdir Silva
Segurança – Emerson Pereira
Técnica em enfermagem – Rita Martins
Elenco
Luana Oliveira – Madá
Astrea Lucena – Rosa do Rosário
Alana Ribeiro – Celina do Rosário
Patrícia Reis – Gisele Ramos
Marília Frade – Roberta Lisboa
Cícero Pedrosa Neto – Paulo de Tasso
Alceny Garrido – Carlos Borges
Juan Muniz – Médico
Roseti Araújo – Enfermeira
Felipe Cortez – Diego Sousa
Faby Lenise – Thays Cantora da Banda
Hugo Ribeiro – Tecladista
Valdo Ibrahim – Guitarrista
Silvio de Lima – Dançarino
João Alberto – Atendente da Farmácia
Emerson Pereira – Segurança
Julius Silva – Coreógrafo
Raquel Leite – Avaliadora
Pedro Olaia – Avaliador
Bruna Fernanda – Avaliadora
Lindemberg Silva – Atendente do Teatro do Liceu
Luciana Lemos – Motorista
Rosa Lins – Maruja
Elenco de Apoio
Alice Paes
Ana Beatriz
Andressa Lohana
Brenda Paixão
Carla Bessa
Évora Miranda
Fabricia Mota
Flávia Lobão
Gustavo Sousa
Jamerson Braga
Jay Soares
Jôh Macias
Laura Martte
Porfiro Caeté
Thayse Vitória
Wells Matheus
Luciana Lemos
Silvio Ferreira
Raissa Matos
Romeu Figueiró Jr.
João Alberto
Júlia Ribeiro