Quer mais leituras?

Voltar

Sebastião Tapajós expõe registro de sua história

A “Exposição Virtual – Sebastião Tapajós” abre nesta quarta-feira, 30 de junho, em uma galeria digital especialmente montada para o projeto, que foi selecionado pelo edital de artes visuais da Fotoativa e Secult-Pa, com apoio da Lei Aldir Blanc. Ao todo são 30 imagens comentadas por artistas, músicos e parceiros de Sebastião Tapajós que relembram fatos de sua carreira. A curadoria é da fotógrafa Vanessa Barros e a produção executiva da CRibas Soluções.

Por meio da fotografia, recortes de jornais e revistas, capas de discos entre outros documentos que identificam lugares, situações, relações de amizade e profissionais do músico, a exposição passeia por diversos momentos da carreira de mais de 60 anos do violonista Sebastião Tapajós.

A exposição foi programada para ser itinerante, mas por causa da pandemia o formato do projeto foi alterado. Vanessa Barros é de Altamira, mas foi morar em Santarém, em 2014, onde estudou Direito, mas antes mesmo de se formar, passou a se dedicar à fotografia.

Casada com o pianista Anderson Dourado, parceiro do renomado violonista Sebastião Tapajós, acabou por se aproximar desse. Como Tapajós tem vasto acervo fotográfico dos seus mais de sessenta anos de carreira, a curiosidade em pesquisar, tratar e expor essas fotografias.

Sebastião Tapajós iniciou-se no violão ainda criança. Aos 12 anos, em 1954, passou a trabalhar como violonista, tocando na banda santarena “Os Mocorongos”. Aos 16 anos, veio para Belém, onde teve aulas particulares de Teoria Musical, até ir para o Rio de Janeiro fazer um curso intensivo de Técnica Violonística. Para seguir carreira, porém, já nos anos 1960, foi estudar violão na Europa. Em Lisboa consolidou o violão erudito ampliando seu repertório como compositor e em Madri, no Conservatório de Cultura Hispânica, dominou técnicas de guitarra latina. Em 1967, ele recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.

O evento que deu impulso decisivo à sua carreira foi a execução da obra-prima de Villa-Lobos, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, com a Orquestra Sinfônica Nacional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir daí, seguiram-se vários convites para concertos no Brasil e no exterior.

Serviço
A “Exposição Virtual – Sebastião Tapajós” abre dia 30 de junho, na galeria virtual do site www.vanessabarros.com.br . Projeto selecionado pela Lei Aldir Blanc – Edital de Artes Visuais Fotoativa e Secult-Pa.

Acompanhe também pelas redes sociais @fotografavanessabarros, onde as Mini oficinas “Como fazer boas fotos pelo celular” e “Como editar profissionalmente suas fotos pelo celular” poderão ser acessadas gratuitamente.

Fonte: Assessoria do artista