Quer mais leituras?

Voltar

Ver-o-Peso comemora 392 anos com promessa de reforma estrutural

O clima de alegria, cheiros, sabores e cores da maior feira a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso ganhou um toque especial na manhã desta quarta-feira (27) com uma grande festa, que celebrou os 392 anos do principal cartão postal da cidade de Belém, capital do Pará. Os feirantes, consumidores, turistas e autoridades cantaram parabéns em torno do tradicional bolo de 10 metros.

Durante o evento, que reuniu o Governador do Pará, Helder Barbalho, e o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ambos garantiram juntar esforços para reformarem o Ver-o-Peso. “O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou finalmente o projeto de reforma da feira. Com este documento chegando à Belém, vamos imediatamente adotar todas as medidas necessárias para executar este que é um sonho que acalento desde o início do meu primeiro mandato”, frisou o prefeito. Ele destacou ainda que já iniciou as obras no prédio “Solar da Beira”, localizado na área central da feira.

O Governador do Pará mostrou disponibilidade em contribuir para que as obras no Ver-o-Peso sejam realizadas. “O governo do Estado está junto com a prefeitura e os feirantes para tornar o Ver-o-Peso um lugar melhor, para quem trabalha e para quem visita. Para que o paraense possa consumir, mas também para que o turista possa vir para cá e potencializar as nossas belezas e riquezas do nosso Estado”, destacou.

Nas comemorações, o público teve acesso a serviços de saúde e cidadania, além de poder presenciar as divertidas competições nos Jogos do Ver-o-Peso, nos quais as provas foram: descascar macaxeira e castanha do Pará, despolpar cupuaçu, peneirar goma, beber açaí com peixe frito, e, ainda, a Prova do Masterchef, onde as boieiras (cozinheiras) criaram pratos com ingredientes vendidos na feira.

A feirante Mayara Golfredo, que participou da competição de descascar castanha e despolpar cupuaçu, relatou emocionada que “o Ver-o-Peso é minha casa, minha família! Daqui tiro o sustento da minha família, através daqui trouxe meus irmãos para virem trabalhar. Pra mim é tudo! Agora com a reforma vai ficar maravilhoso; tenho muita paixão por este lugar. Desde os nove anos venho para cá e hoje, com 29 anos, só tenho a comemorar”, disse.
Os ídolos do futebol paraense estiveram presentes nas comemorações. Lecheva, ex-jogador do Paysandu e técnico de futebol, destacou que “sempre venho ao Ver-o-Peso e admiro a grandiosidade deste espaço e a receptividade dos feirantes”. E o jogador do Remo, Adriano Paredão, ressaltou “sou fã do Ver-o-Peso e sempre estou aqui, quero parabenizar a este espaço que é referência para todos”.

A turista de São Paulo, Beth Dada, comentou que “a cidade é maravilhosa; o povo paraense é super gentil; a culinária é única; vale a pena vir a Belém e conhecer o Ver o Peso”. Inicialmente chamado de “Casa de Haver o Peso”, o complexo Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, considerado como uma das maravilhas do estado e eleito uma das 7 maravilhas do país.

No Ver-o-Peso circulam cerca de 50 mil pessoas ao dia, nos espaços do Mercado de Peixe, Mercado de Carne, Feira de Alimentação, Feira das Ervas e Feira do Açaí. Ao todos são 5 mil trabalhadores divididos em 12 atividades, que comercializam cerca de 30 mil toneladas por mês de açaí, 5 mil quilos de farinha de mandioca por dia, dentre outros produtos e serviços que injetam na economia local cerca de R$ 1 milhão por dia.

Por Isa Arnour, Repórter Pará Trip.
Imagens: Adriano Nascimento.

Turistas de São Paulo

Lecheva

Adriano Paredão

Governador Helder e Prefeito Zenaldo

Feirante Mayara

Feirante Mayara

Competição Peneirar goma