Quer mais leituras?

Voltar

X Feira internacional do Turismo movimenta trade paraense

O segmento turístico está em ebulição na capital paraense. Os últimos preparativos para a 10ª edição da Feira Internacional de Turismo na Amazônia – FITA 2022, que será realizada entre os dias 5 a 8 de maio, com o tema “Turismo Inteligente: conexões e experiências sustentáveis” estão em curso. Este ano, a feira acontecerá, novamente, na Estação das Docas, em Belém, um dos cartões postais mais visitados do Estado e que recebe em média um milhão e meio de visitantes ao ano. Além da feira, os turistas podem contemplar a vista da orla de Belém e apreciar uma amostra dos atrativos turísticos paraenses que envolvem cultura, moda e gastronomia. Observadores afirmam que esta é a maior feira de turismo do Norte.

O destaque desta edição da FITA, que abrange toda a Amazônia Legal brasileira e os países da Amazônia Internacional, será o tema “Turismo Inteligente: conexões e experiências sustentáveis” que terá a tecnologia como fio condutor para debates sobre as soluções em experiências turísticas e ao fomento a negócios de forma sustentável.

O objetivo maior da feira é a promoção dos produtos turísticos e comercialização dos destinos, os consolidando como instrumento essencial para o posicionamento estratégico do Estado no mercado turístico, visto que a retomada das atividades turísticas reaquece a promoção do turismo na Amazônia. Entre outros destaques, muitas empresas se propõem mostrar nichos mercadológicos, como a #culturapop paraense, que tem um potencial turístico gigante e faz parte de um mercado em crescimento. Além de apresentarem, em primeira mão, projetos de expansão para o interior do Estado.

Segundo afirmou André Dias, secretário de Estado de Turismo no Pará, durante a última edição do importante evento (que é um instrumento essencial para o posicionamento estratégico do Estado) “a FITA é fundamental para que, primeiramente, a gente possa comercializar os produtos que compõem o nosso destino, tanto de Belém quanto do interior do Pará, junto aos considerados buyers (compradores do setor), e também, para que os demais Estados e países da Amazônia internacional possam promover e vender seus produtos turísticos e comercializar seus destinos para essa ampla rede de negócios e serviços que compõem a cadeia turística”.

PROGRAMAÇÃO

Além de expositores, painéis de workshop e capacitações, a FITA 2022 também conta com uma programação cultural recheada. Quem comandará os palcos do Teatro Maria Sylvia Nunes no dia 6 de maio, é a Banda “Xeiro Verde”, referência do tecnobrega no Pará.

Thaynara OG é outra convidada para palestra-show. Nascida no Maranhão, Thaynara rapidamente conquistou a Internet com seu carisma e jeito irreverente de ser. Hoje, além de “influencer” e produtora de conteúdo digital, ela também é apresentadora de programas televisivos e até embaixadora da UNICEF Brasil.

O jornalista Chico José encerra o ciclo de palestras-show da FITA 2022. Com o tema “Comunicação e Turismo: a força das imagens da TV alavancando o setor”, o repórter apaixonado por matérias sobre a natureza, como ele mesmo se descreve, conversará com o público sobre suas vivências e conhecimentos e destacar o papel da comunicação na divulgação de produtos turísticos. A programação cultural será realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com entrada gratuita.

Fonte: Agência de Notícias Gerais com informações de Israel Pegado (Setur) /Luana Laboissiere (SECOM).